Gato Siberiano e os Traços Marcantes de Sua Personalidade
O ancestral do gato Siberiano de hoje, também conhecido como gato da Floresta Siberiana, era o gato selvagem que habitava as florestas da Sibéria russa. A Sibéria é uma região fria no norte do país, famosa por seus invernos longos e frios.
A personalidade do gato Siberiano definitivamente reflete a sua terra natal. Você pode ver isso em sua aparência física (corpo grande, patas fortes e musculosas, cauda fofa e pelagem grossa e longa que os protege do clima). Eles também têm um temperamento único caracterizado por calma, inteligência e devoção ao proprietário. É difícil encontrar um gato com uma personalidade mais afetuosa do que um gato Siberiano.
Siberianos são ótimos companheiros
À primeira vista, o gato Siberiano pode parecer bastante determinado e até um pouco “esnobe”. Sua aparência majestosa e comportamento calmo e reservado podem dar essa impressão. Mas isso está longe da verdade. Não deixe que a aparência te engane.
Embora os gatos Siberianos sejam bastante independentes e definitivamente decididos, eles também são incrivelmente amigáveis e afetuosos. Esses gatos adoram passar tempo com seus humanos. Não é uma raça solitária ou desapegada.
Os gatos Siberianos são excelentes companheiros: leais, altamente inteligentes e bem sintonizados com o ambiente ao seu redor e particularmente com o humor do dono. Você não encontrará uma raça de gato mais disposta a compartilhar sua vida com humanos do que o gato Siberiano.
Siberianos participam alegremente de tudo o que você faz diariamente. Eles sempre estarão interessados em você. Se você adquirir um gato Siberiano, nunca mais se sentirá sozinho.
Um Siberiano irá recebê-lo na porta quando você voltar do trabalho, estará ansioso para compartilhar sua cama, se permitido, e ajudará você na cozinha, especialmente se isso lhes render um petisco. No entanto, eles são delicados o suficiente para também deixá-lo em paz se sentirem que é isso que você prefere no momento. Essas são todas as grandes características da personalidade do gato Siberiano que você encontrará muito agradáveis de se conviver.
Personalidade dos gatos Siberianos
Falando sobre a personalidade dos gatos Siberianos, as pessoas frequentemente mencionam o quanto esses gatos são parecidos com cães. Os Siberianos têm uma personalidade muito “cão-like” em termos de lealdade, obediência e desejo de agradar o dono. (Você não vai encontrar isso em outros gatos…) Na maioria das vezes eles gostam de ser obedientes e são muito cooperativos! Você pode facilmente ensinar as regras da casa para o seu Siberiano e eles vão (em sua maior parte) estar felizes em segui-las.
Eles entendem quando você não quer que eles façam algo ou estejam em uma determinada área da casa, e vão tentar te fazer feliz. Isso os torna um ótimo animal de estimação para se conviver. Claro, eles ainda são gatos e bastante brincalhões, então alguns comportamentos travessos são de se esperar.
Siberianos têm um ótimo senso de humor e são comediantes naturais. Você vai perceber que ri muito mais alto do que nunca antes de adotar seu gato Siberiano.
Siberianos são gatos altamente inteligentes
Eles até podem aprender truques se você se dedicar a treiná-los. Eles podem sentar, dar a pata, rolar e até gostar de brincar de buscar. Treinar seu gato é uma ótima maneira de estabelecer e fortalecer os laços com ele e se divertir juntos!
Siberianos são ótimos com crianças
A personalidade dos gatos Siberianos é muito adequada para viver com crianças. Se você precisa de uma babá para seus filhos, pense em adotar um gato Siberiano! Eles realmente são ótimos com crianças. Os Siberianos são praticamente não-agressivos e muito pacientes. Eles adoram entreter suas crianças (e a si mesmos). Eles facilmente toleram uma brincadeira um pouco mais bruta, e estão sempre interessados no que os pequenos estão fazendo enquanto você está ocupado fazendo tarefas domésticas ou trabalhando. Apesar do seu tamanho e aparência nobre, os gatos Siberianos podem ser muito brincalhões e altamente energéticos.
Gatos Siberianos são ótimos interlocutores
Gatos siberianos são moderadamente vocais, o que significa que eles não vão te incomodar com seus miados por longos períodos de tempo, mas também não são silenciosos. Eles gostam de conversar com seus donos de vez em quando, alguns mais do que outros. No entanto, sua casa não ficará cheia de miados. Isso não é do estilo deles. Siberianos muitas vezes se expressam através de sons únicos de cantarolas e chilros, contando sobre suas aventuras no final do dia. Eles também tendem a ronronar bastante e bem alto!
Gato Siberiano Sozinho em casa
Você trabalha muito e está preocupado se o seu horário funcionaria bem com a presença de um gato? Um gato bastante independente, o Siberiano vai se sair muito bem ficando em casa sozinho enquanto você trabalha, e pode ser confiável para não causar estragos ou estragar suas coisas pessoais. Eles gostam de esconder coisas pequenas, no entanto, especialmente as que gostam de brincar. Então você pode encontrar algumas coisas desaparecidas – como um conjunto de chaves sobressalentes ou sua meia. Provavelmente, elas serão devolvidas em pouco tempo.
Leia também:
É claro que, se você estiver longe de casa por vários dias, deve encontrar um cuidador de gatos para o seu gato Siberiano ou alguém que possa visitá-lo diariamente para trocar sua comida e água e fornecer um pouco de interação. Ou você também pode levar seu Siberiano em uma viagem com você!
Personalidade do gato Siberiano: borboletas sociais
Os gatos Siberianos se saem muito bem quando têm muita interação com outros animais de estimação e humanos diariamente. Uma raça social e amigável, os Siberianos prosperam em casas com vários animais de estimação. Eles serão um ótimo companheiro de brincadeira para um cachorro ou outro gato, proporcionando entretenimento diário um ao outro. Sendo um pouco mandão, seu Siberiano provavelmente estará na liderança do grupo.
No entanto, é preciso ter cuidado com os Siberianos convivendo ao lado de animais pequenos, como hamsters, pássaros ou ratos. Descendentes de gatos selvagens da floresta, os Siberianos possuem habilidades de caça superiores e um forte instinto de presa. Um animal menor pode não estar seguro na presença do seu gato Siberiano.
Gato Siberiano adora o exterior
Siberianos se dão bem vivendo dentro de casa, mas se você quiser deixá-los do lado de fora, eles definitivamente são capazes de lidar com o grande ambiente externo. Sua pelagem grossa e densa os protegerá do frio. Suas habilidades de caça excelentes também podem fornecer-lhes alguma nutrição recém-capturada. (Embora você possa não querer imaginar isso!)
Se você quer que seu gato passe tempo fora de casa ou não, isso é com você. Certamente é divertido para o gato, mas esteja ciente de que eles podem potencialmente pegar doenças de outros animais ou até mesmo se machucar. Também há o tráfego para considerar, bem como carrapatos, pulgas e outros parasitas. Animais maiores também podem representar uma ameaça ao seu gato. (Embora, francamente falando, os Siberianos sejam muito espertos em relação à vida nas ruas e podem intimidar até mesmo um animal maior.)
No geral, recomendamos manter seu gato Siberiano dentro de casa, mesmo que eles provavelmente votem o contrário. Se você permitir que eles saiam, certifique-se de que tenham todas as vacinas!
Pensando em adotar um gato ou filhote Siberiano? A personalidade do gato Siberiano é realmente algo único. Esse gato maravilhoso, amigável, bem-educado, caprichoso e leal será uma ótima adição à sua família. Apenas tome cuidado – em alguns anos, você pode acabar tendo mais de um. Como dizem, os gatos Siberianos são como batatas fritas – você não pode ter apenas um.
Sobre o Autor
0 Comentários