Os Gatos Experimentam Luto?
Será que os gatos experimentam luto? o luto é um sentimento muito humano, tanto que hoje ainda é muito comum acreditar que um gato não sobrevive a ele ou algo do tipo. Quando você ama um animal a ponto de considerá-lo um membro da família, despedir-se causa dor e muita tristeza. Mas quando um gato perde um ente querido, o que acontece? Nada?
A verdade é que ele também sente dor emocional ou seja, os gatos experimentam luto. Existem muitos vídeos no YouTube que mostram como um gato está passando por momentos difíceis após a morte de um parente. Um vem à mente quando uma pessoa está enterrada, e o gato não quer sair de seu túmulo, e a outra pessoa tenta afastá-lo; ou outro em que o gato assiste a sua amada, já morta, através de um tablet.
Quais são os sintomas de luto em um gato?
O gato residente na casa frequentemente fica sem saber o que ocorreu, a menos que tenha presenciado com seus próprios olhos. Mas ele percebe a ausência dessa pessoa (ou animal) e que sua família está triste. Para ele, associar a ausência de uma pessoa (ou animal) à tristeza da família não leva muito tempo.
Se também tivesse muito carinho por ele, não seria de estranhar se ele passasse pelo processo de adaptação ao novo normal. Um novo normal onde não há ente querido.
Esse processo poderia muito bem ser chamado de luto ou apenas tristeza. O título não importa na minha opinião. Os sintomas são claros: pode ter menos apetite (ou até perdê-lo), apatia e isolamento também são reações comuns, e costuma miar ao tentar ligar para ele.
O que pode ser feito para ajudá-lo a superar isso?
Pela minha experiência, recomendo seguir a vida, ter cuidado para não mudar muito a rotina e fazer companhia ao gato, mas deixar que ele decida se quer aconchegar ou abraçar é o melhor remédio para dar em momentos como este.
Leia também:
Caso ele pare de comer, será importante entrar em contato com o veterinário, principalmente se já tiver deixado de comer a mais de dois dias. O ideal é evitar essa situação oferecendo ração úmida quando necessário (que, por ser mais saborosa, pode estimular o apetite do felino).
Além disso, se você parar de beber, o conselho profissional torna-se urgente, portanto, ao menor sinal de perda de interesse pela água, você deve entrar em contato com um especialista. Uma coisa que você pode fazer para evitar que ele pare de beber ou faça com que ele beba mais é comprar uma fonte. O gato geralmente não gosta de beber água do bebedouro público; Por outro lado, se o precioso líquido estiver se movendo, ele parecerá mais forte.
Este é um processo pelo qual um gato deve passar. Ele deve aprender a viver sem um ente querido. Você, assim como a família dele, deve respeitar o espaço deles, e não forçá-lo a fazer algo que agora ou talvez para sempre não lhe interesse.
Leva tempo. Você vai ver como pouco a pouco ele vai se recuperar.
Sobre o Autor
0 Comentários