Gatos sem Rabo: uma Realidade ou Mito?

Gatos sem Rabo: uma Realidade ou Mito?
Gatos sem Rabo: uma Realidade ou Mito?

A cauda é uma parte muito importante do corpo do gato, pois com ela eles podem expressar seus sentimentos e intenções. Por isso, quando nos perguntamos se existem gatos sem rabo em geral (há exceções), não encontraremos a resposta na natureza desses fofinhos, pois desde sua origem sempre o tiveram e certamente o terão.

Principalmente devido à criação seletiva, ocorreram mutações em gatos, devido às quais alguns deles nasceram sem cauda ou com cauda muito curta. Mas, por quê?

Gatos sem Rabo: uma Realidade ou Mito?
Gatos sem Rabo: uma Realidade ou Mito?

Quais são as características da cauda de um gato?

A cauda de um gato geralmente consiste em 18-28 vértebras e tem cerca de 25 centímetros de comprimento. embora possa atingir 30 cm. Como já mencionamos, esta é uma parte muito importante para os gatos se comunicarem, pois dependendo de sua posição e movimento, ele apontará para um ou outro. Por exemplo:

  • A cauda é vertical, a ponta ligeiramente curva: agradável ao toque, amigável.
  • Cauda reta, cabelo eriçado: tenso, irritado.
  • A cauda é horizontal, a ponta ligeiramente curva: algo interessante.
  • A cauda fica no chão com a ponta para cima: esticada.
  • Pendurado com o rabo ou entre as pernas, com pêlo espetado: assustado.
  • Cauda para baixo, junto ao corpo: preocupado.
  • Cauda para o lado, com ponta curva: afetuosa.

Com isso em mente, por que existem gatos sem rabo?

Gatos sem Rabo: uma Realidade ou Mito?
Gatos sem Rabo: uma Realidade ou Mito?

Gatos que não têm rabo são uma questão de genes

É verdade que o responsável pelo nascimento de um gato sem cauda é um gene, especificamente o gene “T”. Ele tem 4 alelos, ou seja, quatro versões do mesmo gene. Um deles é muito comum na raça Manx, outro na raça Pixie Bob, e também se suspeita que um deles seja responsável pela cauda curta do American Bobtail e outro do Kurilian Bobtail.

Leia também:

Dependendo do grau de penetração, a cauda peluda será mais ou menos encurtada. Outra curiosidade que também está sendo estudada é que as gatas naturais sem cauda possuem mutações desconhecidas.

Este gene não é responsável apenas pelo comprimento da cauda, mas também por outras características. Por exemplo, nos habitantes da ilha de Manx, está associado a deformidades do sistema nervoso central quando homozigoto. Além disso, os filhotes homozigotos muitas vezes morrem logo após o nascimento. Os heterozigotos, por outro lado, podem nascer sem cauda ou com uma cauda parcial, mas geralmente têm paralisia das patas traseiras.

Por outro lado, em várias regiões, especialmente na Ásia e Rússia, foram encontrados gatos sem raça definida, nascidos sem cauda, nos quais o gene “T” não está associado a deformidades ou doenças.

Você já viu gatos sem rabo? O que você pensa sobre este assunto?

Sobre o Autor

Paulo Santos
Paulo Santos

Olá seja bem vindo ao nosso blog dedicado aos amantes de animais de estimação! Sou Paulo Santos, e este é o meu refúgio virtual onde compartilho histórias, dicas e curiosidades sobre nossos companheiros peludos. No meu blog, você encontrará, conselhos práticos sobre cuidados com animais e informações divertidas sobre o mundo fascinante dos pets.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.