Gatos sem Rabo: uma Realidade ou Mito?
A cauda é uma parte muito importante do corpo do gato, pois com ela eles podem expressar seus sentimentos e intenções. Por isso, quando nos perguntamos se existem gatos sem rabo em geral (há exceções), não encontraremos a resposta na natureza desses fofinhos, pois desde sua origem sempre o tiveram e certamente o terão.
Principalmente devido à criação seletiva, ocorreram mutações em gatos, devido às quais alguns deles nasceram sem cauda ou com cauda muito curta. Mas, por quê?
Quais são as características da cauda de um gato?
A cauda de um gato geralmente consiste em 18-28 vértebras e tem cerca de 25 centímetros de comprimento. embora possa atingir 30 cm. Como já mencionamos, esta é uma parte muito importante para os gatos se comunicarem, pois dependendo de sua posição e movimento, ele apontará para um ou outro. Por exemplo:
- A cauda é vertical, a ponta ligeiramente curva: agradável ao toque, amigável.
- Cauda reta, cabelo eriçado: tenso, irritado.
- A cauda é horizontal, a ponta ligeiramente curva: algo interessante.
- A cauda fica no chão com a ponta para cima: esticada.
- Pendurado com o rabo ou entre as pernas, com pêlo espetado: assustado.
- Cauda para baixo, junto ao corpo: preocupado.
- Cauda para o lado, com ponta curva: afetuosa.
Com isso em mente, por que existem gatos sem rabo?
Gatos que não têm rabo são uma questão de genes
É verdade que o responsável pelo nascimento de um gato sem cauda é um gene, especificamente o gene “T”. Ele tem 4 alelos, ou seja, quatro versões do mesmo gene. Um deles é muito comum na raça Manx, outro na raça Pixie Bob, e também se suspeita que um deles seja responsável pela cauda curta do American Bobtail e outro do Kurilian Bobtail.
Leia também:
Dependendo do grau de penetração, a cauda peluda será mais ou menos encurtada. Outra curiosidade que também está sendo estudada é que as gatas naturais sem cauda possuem mutações desconhecidas.
Este gene não é responsável apenas pelo comprimento da cauda, mas também por outras características. Por exemplo, nos habitantes da ilha de Manx, está associado a deformidades do sistema nervoso central quando homozigoto. Além disso, os filhotes homozigotos muitas vezes morrem logo após o nascimento. Os heterozigotos, por outro lado, podem nascer sem cauda ou com uma cauda parcial, mas geralmente têm paralisia das patas traseiras.
Por outro lado, em várias regiões, especialmente na Ásia e Rússia, foram encontrados gatos sem raça definida, nascidos sem cauda, nos quais o gene “T” não está associado a deformidades ou doenças.
Você já viu gatos sem rabo? O que você pensa sobre este assunto?
Sobre o Autor
0 Comentários