Por que amamos gatos? Gatos uma relação milenar
Por que amamos gatos? esta é uma pergunta que um dia o homem se fez… e ainda hoje se faz, às vezes. Afinal, este é um animal independente e solitário que não quer estar com as pessoas. Sempre se falam sobre isso, certo? Mas nós que tivemos a oportunidade de fazer parte da família de alguns deles, e eles das nossas, sabemos que não é assim. De jeito nenhum.
Se você ainda não tem um pequeno felino, aqui vai descobrir porque adoramos gatos.
Por que amamos tanto gatos?
Gatos e pessoas são muito diferentes: alguns, muitas vezes esquivos, solitários, que gostam de passar despercebidos e passam a maior parte da vida dormindo; por outro lado, somos sociáveis, gostamos de privacidade, mas em pequenas doses (em geral), e costumamos curtir muito o ar livre.
No entanto, por que amamos gatos? muitos de nós nos apaixonamos por seu olhar gentil, seus movimentos ágeis, este felino, que embora possa parecer o contrário, compartilha a maior parte de sua genética com animais como tigres, leões ou pumas.
Leia também:
É isso que nos impressiona nos gatos? Bem, eles não são domesticados, ou não são domesticados. Eles não são como cachorros, fofos, tão maravilhosos quanto, mas ao contrário dos gatos, estão sempre prontos para agradar as pessoas. Os gatos seguem seu próprio caminho.
Você pode ensinar truques a eles, mas eles só aprenderão se quiserem; se receberem algo em troca (uma guloseima, uma sessão de mimos e/ou uma sessão de brincadeira).
Na minha opinião, nós amamos animais peludos porque…:
Por que amamos gatos? é por termos personalidades parecidas
Isto é verdade. Sabe-se que os animais, assim como as pessoas, interagimos melhor com outros seres vivos que possuem um caráter semelhante ao nosso. Embora os gatos ainda sejam animais predadores que desde o nascimento até o fim de suas vidas aperfeiçoam sua técnica de caça através da brincadeira, em alguns aspectos eles são muito parecidos conosco. Talvez o mais importante seja conviver bem. Por exemplo:
- Se você lhes der amor, ele o dará a você. E se você ignorar, farei o possível para chamar sua atenção.
- Ele te cumprimenta quando vê que você vai chegar, e às vezes até diz “tchau” – mia quando você sai.
- Ele fica muito feliz quando você lhe dá uma guloseima para gatos, e muito mais quando você lhe dá um pedaço de salmão defumado ou presunto.
- Quando você o maltrata uma vez, o relacionamento enfraquece e a confiança é perdida. Depois disso, pode levar meses para o gato se sentir bem com você novamente.
Você reconhece alguns desses comportamentos em humanos?
Eles são o nosso melhor amigo peludo
São alegres, sociáveis, carinhosos, fazem-nos rir … E mais nada, só para que tenham um teto que os proteja das intempéries e dos alimentadores cheios. Bem, brinquedos, arranhadores, tabuleiros… Mas queremos o melhor para eles, por isso os custos financeiros associados a isto… simplesmente não são uma preocupação.
Por fazerem parte da nossa família
Eu não gosto de gatos, por quê?
Tem gente que não gosta de gatos. porque desenvolveram algum tipo de fobia em relação a eles, ou porque sofreram um acidente, ou porque simplesmente não gostam deles, como nenhum de nós pode gostar de hamsters.
Se for para o último, não há nada a ser feito. Mas se estiver relacionado a uma fobia ou a uma situação traumática vivida no passado, seria sensato consultar um profissional, um psicólogo, principalmente se você vai morar com alguém que realmente ama gatos. Isso certamente melhorará a convivência.
Mesmo assim, não se force. Ou seja, as fobias não se curam de um dia para o outro, e nem acariciando qualquer gato que se aproxime de você. . Você deve ir gradualmente, no seu próprio ritmo. Anime-se para entendê-los, isso pode melhorar o seu bem-estar.
Espero que tenha sido útil para você.
Sobre o Autor
0 Comentários